365 dicas de organização - 7 a 20

7 - Você tem um bloco de notas? Ele deve andar com você para cima e para baixo. Esse importante instrumento servirá para anotar idéias, tarefas, coisas importantes, enfim, tudo o que vier à sua cabeça ao longo do dia. Depois, você vai revisando, riscando o que já foi feito ou passando para a agenda o que precisa ser resolvido em uma data específica.

8 - Suas contas estão sempre perdidas por aí? Você perde o prazo de vencimento regularmente? Você precisará de 1 pasta comum de elástico para colocar as contas a serem pagas e 1 pasta sanfonada (com 12 divisórias, uma para cada mês do ano) para guardar as contas pagas. A pasta comum você deixará em um lugar de fácil acesso, se possível junto com a sua agenda. Toda vez que receber uma conta, guarde-a na pasta. Isso evitará que elas fiquem espalhadas por aí e você se esqueça do vencimento. A pasta sanfonada servirá para você guardar as contas que você já pagou. Assim que pagar uma conta, você já deve colocá-la ali.

9 - Trabalhar em casa não significa trabalhar o tempo inteiro. Estabeleça um horário para o seu expediente e cumpra-o. Se o telefone tocar e for a respeito de trabalho, responda: "Me desculpe, mas só atendo em horário comercial". Ter uma segunda linha somente para este fim pode ser ainda melhor, pois a secretária eletrônica dá conta do recado.

10 - Se você simplesmente acha que está bagunçado mas não sabe por onde começar, saia de casa, feche a porta e entre novamente. Quando você faz, o que agride o seu visual? Isso deve sair ou ser mudado.

11 - Se seu guarda-roupa está uma bagunça, arrume somente uma gaveta!

12 - Dê uma olhada em sua agenda e programe a semana inteira. Isso pode ser feito em menos de 15 minutos.

13 - Zere seus e-mails.

14 - Se você tem dois objetos absolutamente iguais, verifique se realmente precisa de dois ou mais. Algumas pessoas têm a mania de "reservar" objetos, caso um deles quebre, por exemplo. Depende da necessidade. Obviamente, você precisa ter lâmpadas reservas em sua casa. Mas será que realmente precisa de dois cortadores de unha, por exemplo?

15 - Marque consultas médicas para todo o primeiro semestre do ano, incluindo consultas de rotina (clínico geral, cardiologista, dermatologista) e dentista.

16 - Cole na parede acima do telefone um papel com todos os telefones de emergência que você possa precisar algum dia (de bombeiros ao pronto-socorro do seu convênio).

17 - Arrume a cama.

18 - Ligue para aquele amigo de infância que você não vê há anos e marque um happy-hour com ele semana que vem.

19 - Coloque etiquetas sobre as suas tomadas, indicando o que está ligado ali, para nunca mais desligar algum fio por engano.

20 - Dê um fim no jornal. Quem realmente precisa de jornal em tempo de internet? Se você gosta de ler as matérias grandes de domingo, por exemplo, compensa muito mais comprar na banca somente neste dia. Não adianta guardar o jornal dos dias anteriores para ler depois, pois eles estarão desatualizados.

publicado por belinha_caranguejo às 12:38 | link do post | comentar